- Médica Psiquiatra em Guarulhos e São Paulo.
Depressão

O que é Depressão

Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

É importante distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas etc.

Diante das adversidades, as pessoas sem a doença sofrem, ficam tristes, mas encontram uma forma de superá-las. Nos quadros de depressão, a tristeza não dá tréguas, mesmo que não haja uma causa aparente. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos. Desaparece o interesse pelas atividades que antes davam satisfação e prazer e a pessoa não tem perspectiva de que algo possa ser feito para que seu quadro melhore.

Principais Sintomas

Causas

A depressão pode acontecer com ou sem um evento estressante anterior e perdura por longos períodos, sendo necessárias, no mínimo, duas semanas de ocorrência contínua dos sintomas para que seja considerado este diagnóstico.

Diversos fatores são responsáveis pelo surgimento de um episódio de depressão, como:

1 - Alterações em neurotransmissores (substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre os neurônios – as células do cérebro)

2 - Fatores genéticos

3 - Traços de personalidade

4 - Fatores ambientais

Tratamento

O primeiro passo é procurar ajuda especializada, pois apenas o psiquiatra é capacitado para diagnosticar e propor terapias e tratamentos de forma individualizada, analisando o histórico de cada paciente, sua saúde clínica, condições emocionais, etc.

Reconhecer que está doente é o segundo passo, assim, em colaboração mútua, podemos propor tratamentos e cuidados para melhorar a saúde mental e consequentemente, refletirá na vida profissional, familiar, financeira, amorosa, etc.

Não deixe que o preconceito impeça sua ida ao psiquiatra!

Esta doença é considerada o mal do século… Está se tornando cada vez mais frequente, em todos os ambientes, independente de condições financeiras, escolaridade, morar na cidade ou no campo, na tranquilidade.

Não precisa ter vergonha de se tratar!

Aguarde..